segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

(um) Herói...

Não sei contar os dias mas na cidade choveu. Os dias nunca se contam, explicava-me André, porque a métrica dos dias está sujeita ao tempo da eternidade. Quantos dias tem a eternidade, perguntou. Subíamos os dois a calçada da Bica sem nos conhecermos. Olha-mo-nos quando a frase chegou ao meu tempo e ouço: «quando eu morrer gostava de ir para o Panteão».
- Mas o André sabe que não pode ir para o Panteão…
- Porque não? Sinto-me um herói…
- Sim, mas não chega sentir-se um herói; é preciso corresponder aos desígnios do legislador, aos atributos da lei…
- Eu correspondo! Sou um dos portugueses que ajudou Portugal a resgatar a liberdade perdida pelo «pacto de agressão». Isto, claro, se houver tempo, como não podemos contar os dias, pensemos no mês de Maio.

Não fosse o Sol e nunca teria conhecido André.

Sem comentários:

Enviar um comentário