domingo, 9 de novembro de 2014

(de) Fernando Pessoa para Ophélia

“Cheguei à idade em que se tem o pleno domínio das próprias qualidades, e a inteligência atingiu a força e a destreza que pode ter. É pois ocasião de realizar a minha obra literária, completando umas coisas, agrupando outras, escrevendo outras que estão por escrever. Para realizar essa obra preciso de sossego e um certo isolamento...
Toda a minha vida futura depende de eu poder ou não fazer isto, e em breve. De resto, a minha vida gira em torno da minha obra literária...Tudo o mais na vida tem para mim um interesse secundário...É preciso que todos os que lidam comigo, se convençam de que sou assim, e que exigir-me os sentimentos, aliás, muito dignos, de um homem vulgar e banal, é como exigir-me que tenha olhos azuis e cabelo louro.
...............................

Gosto muito – mesmo muito – da Ophelinha. Aprecio muito a sua índole e o seu carácter. Se casar, casarei consigo. Resta saber se o casamento, o lar, são coisas que se coadunam com a minha vida de pensamento.....”.

29 de Setembro de 1929

Sem comentários:

Enviar um comentário