quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Aprazível - Pátio Chiado


Quando desce a Rua Garret, ao Chiado, entre a Zara e a Nike, há uma entrada, geralmente despercebida, que nos conduz a um pátio simpático e charmoso, desenhado por Siza Vieira, o Pátio Chiado, ocupado por esplanadas de três restaurantes: o Aprazível, do qual falaremos nesta entrada, o Fábulas, voltaremos a ele noutra altura, e a Pizzeria Mezzogiorno, falaremos dela, quando dedicarmos um tema às Pizzerias.

O Pátio Chiado é um oásis, mesmo quando o Chiado está em festa, sobretudo ao sábado à noite ou ao domingo à tarde. Se os alunos do Conservatório Nacional, sobretudo os violoncelistas, não estiverem a mostrar o seu talento, geralmente à entrada do Pátio, aquele lugar é silencioso e muito tranquilo. O mesmo se passa, se os alunos da Escola de Belas Artes, não aproveitarem os intervalos das aulas para debaterem as suas obras de arte, as tendências de moda, ou as «injustiças» dos professores, quando o ano escolar está a chegar ao fim.

Mas, mesmo que estejamos rodeados pela futura comunidade artística, o Pátio Chiado é sempre um lugar tranquilo, calmo e civilizado.

Está-se, bem, muito bem, em qualquer das esplanadas e, os três restaurantes, Aprazível, Fábulas e Mezzogiorno, merecem a nossa sugestão.

Hoje, porém, destaco o Aprazível, por duas razões: a primeira, é que escrevo numa tarde quente de Agosto, perto das cinco horas, e apetece-me um chá gelado. Ora, o chá Aprazível é, de facto, um belíssimo chá. A segunda razão é que para trabalhar, a esplanada do Aprazível, é a mais confortável.

À minha volta, estão várias gerações que convivem amavelmente, e eu gosto de estar em sítios, onde a pluralidade, expressa, a diversidade do humano. Não vejo o que se come do outro lado da esplanada. Mas, deste lado, há gente que experimenta os ícones da ementa Aprazível: saladas, hambúrgueres, tostas, pregos, acompanhados de todo o tipo de bebidas, alcoólicas ou não, e há uns quantos que, como eu, limitam-se a apreciar o belo chá Aprazível.

Os preços são justos, acessíveis, mesmo quando se é exigente e requintado. Não precisa de gastar mais de € 1 para passar um fim de tarde Aprazível, nem mais de € 10 para jantar numa esplanada charmosa em pleno Chiado.


Desejo-lhe, então, momentos, Aprazíveis. 

Ana Paula Lemos 

Sem comentários:

Enviar um comentário