segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Apenas...


O homem estava sentado à minha frente. O metro parou, no Intendente, e entra uma mulher, a sua,  a quem procurava desde Arroios. Ambos teriam mais de sessenta anos. Imaginei o homem, professor, já reformado, e a mulher, talvez professora, também, mas de artes visuais; ele tinha um ar mais intelectual do que artístico.
A pose do professor era delicada. Afinal, esperava a sua amada, que perdida no tempo e com o tempo, entrou no metro duas paragens depois do combinado entre eles. Por coincidência, o lugar mesmo ao lado do homem foi deixado livre, e a senhora sua mulher, agitada, sentou-se imediatamente.
Eu vinha a ler mas senti uma ansiedade que me desassossegou. Sempre que me desassossegam fico atenta. Se o movimento é da alma, deixo-o invadir-me, e vivo-o. Era então a mão da mulher que delicadamente pousava no pescoço do homem e, o envolvia, apenas. Depois, ambos colocaram a mão uma sobre a outra e, assim ficaram, apenas.
E foi assim que eu também fiquei. Pensando, apenas, que há uma idade onde os corpos se calam para deixarem, delicadamente, falar o gesto lento da alma. 

Ana Paula Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário